Notícias

 

HOMENAGEM AO PROF. LUIZ CARLOS PEREIRA

No dia 7 de junho do corrente ano o Prof. Luiz Carlos Pereira completou seu octogésimo aniversário. Como Homenagem à sua longa Jornada de dedicação a dermatologia, os membros do Corpo Clínico do Serviço de dermatologia do Hospital da Santa Casa organizaram um Jantar surpresa no dia 15 de junho. O aniversário contou com a participação de todos os médicos do Serviço e foi uma noite muito especial em que se pode relembrar um pouco a trajetória profissional do Dr. Luiz, um educador verdadeiramente comprometido com as dezenas de residentes já formados pelo serviço e acima de tudo uma pessoa ativa e dedicada com a sociedade.

ARTIGO PUBLICADO

O Dr. Roberto Gomes Tarlé, Dra. Adriane Reichert Faria e a doutoranda em Medicina da PUC –PR Priscila Regina O. Rebellato, foram autores do artigo “Reativação de Tuberculose no Tratamento com Imunobiológicos” publicado no Jornal Brasileiro de Medicina (Jan./Fev./Mar., Vol. 100,  n° 01 de 2012).

56ª Jornada de Dermatologia da SBD PR
“Jornada dos 60 anos”

A 56ª Jornada de dermatologia da SBD PR foi realizada nos dias 30 e 31 de março e contou com a presença da Dra. Bogdana Victória Kadunc, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Dra. Denise Steiner e Dr. Luis Roberto Torezan que ministraram cursos pré-jornada. A coordenação geral da jornada foi realizada pelo Dr. Gustavo Braz Thá.
O Jantar comemorativo aos 60 anos de Fundação da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional Paraná ocorreu no dia 30 de março. Na cerimônia foram homenageados os associados, ex-presidentes e ex-diretores da SBD –PR e para cortar o bolo comemorativo o presidente da SBD-PR, Dr. Airton Gon, convidou o Dr. Luiz Carlos Pereira, que  foi presenteado com um quadro pintado pelo médico José Eduardo de Almeida Benelli.

(Disponível no Informativo Trimestral da Dermatologia Paranaense/ Ano XVII/ n°69/ Março de 2011. O Pinhão.)
Para ver matéria completa - http://www.sbdpr.com.br/download/artigo/marco2012.pdf


APROVAÇÃO NO MESTRADO

Parabenizamos a Dra. Adriane Reichert Faria pela aprovação de sua Dissertação de Mestrado, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da PUC-PR, com o trabalho “Expressão de Moléculas de Adesão na Pele de pacientes com Vitiligo e sua Relação com a Patogênese da Doença”. Com a obtenção do título de mestra, Dra. Adriane dará prosseguimento a esta linha de pesquisa em seu doutorado.

(Disponível no Informativo Trimestral da Dermatologia Paranaense/ Ano XVII/ n°69/ Março de 2011. O Pinhão.)

 

Novo equipamento para Cirurgia Micrográfica de Mohs

O Serviço de Dermatologia da Santa Casa de Curitiba adquiriu um novo criostato. Mais moderno, servirá para facilitar o processo técnico envolvido na cirurgia micrográfica. O Serviço, que já contava com uma máquina, tem a intenção de ampliar o número de cirurgias micrográficas de Mohs, realizadas em pacientes do SUS. A nova aquisição também permitirá aos residentes do Serviço uma maior familiarização com a técnica. A seleção dos pacientes a serem submetidos a técnica  é realizada pela equipe, após avaliação  no ambulatório de câncer da pele.   

(Disponível no Informativo Trimestral da Dermatologia Paranaense/ Ano XVII/ n°69/ Março de 2011. O Pinhão.)

 

ARTIGO PUBLICADO

O Dr. Caio César Silva de Castro foi um dos autores do artigo "Revised classification/nomenclature of vitiligo and related issues: The Vitiligo Global Issues Consensus Conference" que foi aceito para publicação na revista Pigment Cell and Melanoma Research, esta revista é a segunda em fator de impacto em Dermatologia. Este artigo é o resultado do Consenso Global em Vitiligo que foi discutido e escrito por um painel de mais de 50 experts em vitiligo do mundo todo em Bordeaux na França.

 

CAMPANHA NACIONAL DE PREVENÇAO AO CÂNCER DA PELE 2011

A Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele do HSC foi um sucesso, graças à colaboração do corpo médico, residentes, diretoria, acadêmicos, voluntários e funcionários que nesta oportunidade agradecemos. Assim como os meios de comunicação e outras pessoas interessadas neste importante evento.
De acordo com o levantamento feito pela SBD/PR foram detectados durante a ação em todo o Paraná 249 casos de carcinoma basocelular (CBC) e 97 de carcinoma epidermóide (CEC). Foram também verificados 27 casos de melanoma e 11 outros tumores malignos.  No total foram atendidos 3.174 pacientes em todo o Estado do Paraná, com destaque ao Hospital da Santa Casa de Curitiba que foi um dos locais de maior procura, totalizando 867 atendimentos.

(Disponível no Informativo Trimestral da Dermatologia Paranaense/ Ano XVI/ n°68/ Dezembro de 2011. O Pinhão.)

 

ARTIGO PUBLICADO

O Dr. Caio César Silva de Castro e o Prof°. Marcelo Mira publicaram um artigo na revista Journal Of Dermatology Science. O artigo apresenta resultados de pesquisas sobre o vitiligo na população brasileira e tem o seguinte título: “ A pattern of association between clinical form of vitiligo and disease-related variables in a Brazilian population, por Caio Cesar Silva de Castro,b, Liliane Machado do Nascimento, Márcia Olandoskib, Marcelo Távora Mirab.

(Disponível no Informativo Trimestral da Dermatologia Paranaense/ Ano XVI/ n°68/ Dezembro de 2011. O Pinhão.)

 

2° LUGAR NO CONCURSO DE TRABALHOS DE INVESTIGAÇÃO NO 66° CONGRESSO BRASILEIRO DE DERMATOLOGIA EM FLORIANÓPOLIS.

As residentes Mariane Da Cas de Aquim Martins, Marília Gabriela Linné Netto Carneiro, Joyce Benck Utzig, Majenna Andrade Pachnicki, Eleolina Lara Kaled Neta, orientadas pelo Dr. Caio César Silva de Castro tiraram o 2° lugar no concurso de investigação do 66° Congresso Brasileiro de Dermatologia em Florianópolis.

(Disponível no Informativo Trimestral da Dermatologia Paranaense/ Ano XVI/ n°68/ Dezembro de 2011. O Pinhão.)

 

PRIMEIRA COLOCADA NO EXAME PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA EM DERMATOLOGIA

Temos a satisfação de comunicar que a nossa residente Helena Zenedin Marchioro foi a primeira colocada no Exame para Obtenção do Título de Especialista em Dermatologia, concorrendo com aproximadamente 400 participantes de diversos Serviços do Brasil. Foi agraciada com uma bolsa para participação no “Annual Meeting of the American Academy of Dermatology” 2012.

 

PESQUISA DA PUCPR VENCE O PRÊMIO LA ROCHE-POSAY 2011

Dr. Caio Castro médico do Serviço de Dermatologia da Santa Casa de Curitiba e o Dr. Marcelo Mira professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da PUCPR, foram os vencedores do Prêmio La Roche-Posay2011 de “Melhor artigo científico da América Latina”.  A pesquisa inédita que revelou um importante gene de predisposição ao vitiligo foi publicada no Journal of Investigative Dermatology, referência em publicação na especialidade de dermatologia. O Prêmio foi entregue no dia 17 de maio por Caroline Collier-Bernard, presidente da La Roche-Posay do Brasil, que esteve em Curitiba especialmente para entregar o prêmio aos dois especialistas.

 

XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA DERMATOLÓGICA

Nos dias 6 a 9 de abril transcorreu o XXIII Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica com a participação de 2300 inscritos no Estação Embratel Convention Center. O Hospital da Santa Casa de Curitiba participou pelo seu Serviço de Dermatologia com aulas práticas de alto nível, com professores convidados utilizando as suas dependências cirúrgicas e Centro médico com sucesso nos procedimentos dermato-cirúrgicos.
Participaram deste evento professores de várias Universidades Brasileiras, convidados estrangeiros, além dos médicos do Serviço de Dermatologia da Santa Casa e residentes. Foram apresentados trabalhos científicos em mini casos e apresentação de folders.
Na sessão solene de abertura do Congresso os professores Luiz Carlos Pereira e Sérgio Fonseca Tarlé foram homenageados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica pelos serviços prestados à Sociedade.

 

MUTIRÃO DE DERMATOLOGIA

No dia 26 de março de 2011 foi realizado no Hospital Nossa Senhora da Luz o Mutirão de dermatologia para o atendimento dos pacientes do SUS. Foram submetidos a exames dermatológicos 78 pacientes conforme agendamento prévio pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Este Mutirão foi realizado a pedido do Hospital da Santa Casa de Curitiba e transcorreu dentro da normalidade.

 

XX CURSO INTERUNIVERSITÁRIO ANUAL DE CIRURGIA PLÁSTICA - CIPLAST

No dia 5 de março do corrente ano iniciou o XX Curso Interuniversitário Anual de Cirurgia Plástica (CIPLAST). Este curso congrega a disciplina de dermatologia e cirurgia plástica com os alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade Positivo, Universidade Federal do Paraná e Universidade Evangélica. Estiveram presentes na sessão de abertura os representantes das Universidades, do Conselho Regional de Medicina, Associação Médica do Paraná, o presidente regional da Sociedade Paranaense de Cirurgia Plástica, outras importantes autoridades e a participação de 150 alunos. O curso tem sido coordenado pelo Prof. Luiz Carlos Pereira, chefe do Serviço de Dermatologia do Hospital da Santa Casa e Dr. Júlio Fernandes. Foi homenageado neste evento o Prof. Luiz Carlos Pereira pela sua dedicação ininterrupta durante 20 anos, recebendo do Prof. Júlio Fernandes um livro comemorativo de sua autoria, contendo as aulas e ensinamentos de dermatologia ministrada pelo homenageado.


 



 
 
Todos os direitos reservados 2007 - Serviço de Dermatologia do Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba - Brasil
Webmaster - Posse Desing Gráfico - www.possedesign.com.br